Avas Casa de Apoio
 


A Associação dos Voluntários e Amigos do Social (A.V.A.S), nasceu da experiência de um membro da família “Casal Sr. Aparecido José Canato e sua esposa Sra.
Maria Pasini Canato” que vivenciou o drama de superar câncer.
A Sra. Sonia Maria Pasiani Canato, professora pré-escola e ensino fundamental, em 2003, realizou exames de rotina (prevenção), mas infelizmente os engavetou lacrado, até junho de 2004. Quando resolveu voltar ao médico e levou os mesmos para ver o resultado, para sua surpresa recebeu a triste informação que foi diagnosticado um problema na mama esquerda. Imediatamente sua médica encaminhou para o Hospital Fundação Pio XII de Barretos.
Desde o momento que a Sra. Sonia recebeu a noticia, sua família sempre esteve ao seu lado, apoiando e seu esposo Sr. Aparecido Canato, mais conhecido como Cidão Canato sempre a acompanhou e apoiou em todos os momentos.
Chegando a Barretos, foi muito bem atendida, onde fez todos os exames necessários e em setembro de 2004, recebeu o diagnostico que realmente estava com câncer na mama esquerda e seria necessário ser submetida a uma cirurgia, para retirar parte da mama esquerda e logo após a cirurgia o inicio do tratamento que no caso foi à realização de radioterapia.
Como todos sabem é um tratamento difícil, e apesar de toda infra-estrutura que o hospital oferece e a qualidade do tratamento excelente, existem alguns fatores que aumenta o sofrimento de todos os pacientes e familiares, não só os pacientes e familiares de Novo Horizonte, mas de todos os que precisam se tratar em Barretos.
Fatores esses que foi vivenciado pela Sra. Sonia e seu esposo que a acompanhava sempre.
Como por exemplo, a distância de Novo Horizonte à Barretos, que é uma viagem cansativa para ser feita todos os dias ou vários dias na semana por uma pessoa doente, viagem que dura em torno de duas horas para chegar até Barretos.
Sendo que quem faz radioterapia ou quimioterapia normalmente tinha que viajar todos os dias e além do efeito do tratamento, tinha muitas vezes o sofrimento da falta de uma alimentação correta, um lugar para repousar, ficando em baixo de árvores, deitado na grama ou nos bancos, exposto ao sol, calor, frio e chuva.
No período pós cirúrgico da Sra. Sonia, seu esposo Sr. Cidão Canato passou quatro noites dormindo no carro e durante o dia conversava com os pacientes e seus familiares e percebeu que muito além dos problemas citados acima não possuía uma alimentação adequada, às vezes não tinha dinheiro para comprar água. Este fato o marcou muito e partilhou com sua esposa e amigos.
Depois de superado o problema o Sr. Aparecido Canato e a Sra. Sonia partilhou o que vivenciaram com pessoas amigas e conhecidas.




COMO SURGIU A PRIMEIRA REUNIÃO PARA INICIO DA AVAS


A Dr. Rosangela Lurbe e seu esposo, muito amigos do casal: Aparecido Canato e sua esposa Sonia Maria Pasiani Canato, no ano de 2006 se candidatou a “Deputada Estadual”, e solicitou aos amigos Aparecido José Canato e sua esposa, que marcasse uma reunião com todos os Presidentes de Bairro e pessoas dos mais variados setores da sociedade novo horizontina para conhecer as maiores necessidades da região.
A Dra. Rosangela Lurbe, é psicóloga, na época presidente dos voluntários do Hospital Dante Pazzanese e da Casa de apoio dos cardíacos, onde seu esposo Dr. Leopoldo, cardiologista, uma pessoa encantadora.
E assim foi feito, marcou se a reunião.
A Dr. Rosangela Lurbe como candidata estadual, queria saber qual a maior necessidade da cidade e da região para poder contribuir com o crescimento de Novo Horizonte e a melhoria dos novo horizontinos.
Estavam presentes mais de 50 pessoas, entre eles pessoas portadoras de câncer que se tratavam em Barretos.
Entre outras coisas, foi citado a necessidade de dar um suporte aos pacientes de câncer que se tratam em Barretos, e a maioria decidiu que este trabalho no momento era prioridade.
No mesmo dia, foi colocado em votação quem seria líder deste trabalho e a Sonia Maria Pasiani Canato, esposa do Sr. Aparecido Canato, até por ter vivenciado este drama, assumiu a responsabilidade, e a partir daí foi montada a primeira diretoria.

Realização de um sonho...


Com a união fraterna deste grupo de pessoas e com gestos de amor iniciou-se o trabalho para transformar esse grupo em uma Associação devidamente regularizada, com cadastro CNPJ na Receita Federal 08.907.151/0001/30.
A A.V.A.S, é organização não governamental, com a finalidade única de APOIAR E ACOLHER OS PORTADORES DE CÂNCER, no sentido material, ou seja, dar apoio e guarida a esses pacientes e acompanhantes na cidade de Barretos, onde se situa o H.C.Barretos.
Foi alugada uma casa em Barretos/SP, nas proximidades do Hospital Fundação Pio XII (Hospital de Barretos), situada à Avenida Paulo de Matos Leandro, 1337 – Barretos - SP, e a batalha para conseguir para o primeiro aluguel e as doações para mobiliar a casa.
O primeiro aluguel quem pagou foi a Dra. Rosangela Lurbe e em seguida este grupo de pessoas saiu na cidade pedindo ajuda financeira e doações para a mobiliar a casa de apoio de Novo Horizonte em Barretos.
Com o esforço e trabalho de todos, finalmente foi mobiliada a casa de apoio de Novo Horizonte em Barretos, de forma simples, mas com o necessário para amenizar o sofrimento de centenas de pacientes e familiares.
Foi contratada uma funcionaria na casa de apoio de Novo Horizonte em Barretos para cozinhar e manter a casa limpa sempre contando com o apoio dos acompanhantes.
Para suprir as despesas necessárias Sr. Aparecido Canato saia pela cidade catando sucata (papelão, plástico, latinhas), algumas pessoas ajuntavam e ele ia buscar com sua saveiro própria. Esta sucata era vendida para suprir o déficit da casa, além das doações de alimentos e em dinheiro que a população de Novo Horizonte sempre contribuiu.

A primeira diretoria ficou assim constituída:


Presidente: SONIA MARIA PASIANI CANATO
----------------------------  
Vice-presidente: ROBERTO CARLOS FRANÇOSO
----------------------------  
Primeiro Tesoureiro: ONIVALDO AP. RODRIGUES
----------------------------  
Segundo Tesoureiro: VALCECIR ALVES DO AMARAL
----------------------------  
Primeiro Secretário: JAIRO FERRAZ SAMPAIO
----------------------------  
Segundo Secretário: ANTONIO VILA REAL TORRES
----------------------------  
Diretores Sociais: MARIA AP. OLEGARIO DOS SANTOS
----------------------------  
  CRISTINA DE FATIMA LADEIA
   
  MARLI ALVES DO AMARAL
   
Conselho Fiscal: APARECIDO JOSÉ CANATO
----------------------------  
  NELSON AP. RODRIGUES
   
  IVANIRA REAME
   
SUPLENTES: ANTONIO PAULINO DE OLIVEIRA
----------------------------  
  REYNALDO PEREIRA DE CARVALHO
   
  NIVALDO FABEM
   
SÓCIOS FUNDADORES: JOÃO MARTINS DOS SANTOS
----------------------------  
  DIRCE BUENO DE MORAES
   
  JOSÉ SIQUEIRA
   
  JOÃO CARLOS DO CARMO
   
  GISELE DE FATIMA SALATA
   
  ROSIMARI SIVIERO
   
  MARIA CRISTINA FERREIRA QUINTILIANO
   
  JOSEFINA TRIPODI
   
  JOSÉ ANGELO CARRARA
   
  BENEDITO ROQUE TEODORO
   
  ROBERTO PONCINELLI
   
   

Ava Casa de Apoio

Inicio

História

Quem Somos

Agenda

Noticias

Galeria de fotos

Doações

Seja um Voluntário

Prestação de Conta

O Câncer

Tipos de Câncer

Mitos e Verdades

Nome:
E-mail:
Telefone:
Mensagem:
© 2014 - 2024 - Todos os direitos reservados Avas Casa de Apoio