Avas Casa de Apoio
 

BIOGRAFIA FUNDADORA DA A.V.A.S SONIA MARIA PASIANI CANATO

.......................................................................................................................................................


Clique para ampliar

Sônia Maria Pasiani Canato nasceu em Itajobi/SP, no dia 27 de Junho de 1956, filha do Sr Batista Pasiani (In Memorian) e Srª Aparecida Perussi Pasiani (In Memorian).

Viveu até os 13 (treze) anos de idade na propriedade da família no bairro rural de Jataí, localizado no Município de Itajobi, com seus pais e seu irmão, Batista Pasiani Filho.

Cursou o ensino primário na Escola Estadual Inácio da Costa, em sua cidade natal.

Mudou-se para Novo Horizonte no final do ano de 1969, com sua mãe, avô materno e irmão, em razão do falecimento de seu pai. Devido à dificuldade, na época, de seguir seus estudos, só retornou à escola no ano de 1970, onde os concluiu na Escola Estadual Francisco Álvares Florence (FAF).

Após sua formatura na Escola FAF, contraiu matrimônio com o Sr Aparecido José Canato, e desta união nasceram os filhos: Iviane, Igor e Ivelise, que lhe abençoaram com 05 netos: Leonardo, Lucas e SthefanY, Maria Eduarda e Augustin.

Terminado o colegial, Sônia fez a opção pelo curso de magistério e alfabetização na pré escola, cursando-o Escola Estadual Shirley Camargo Von Zuben.

Cursou pedagogia plena com administração escolar de 1º e 2º graus na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA).

Sua carreira profissional teve início na Pré Escola Pinguinho de Gente, e no dia 09 de Fevereiro de 1981, começou a ministrar aulas na pré escola do Município, onde trabalhou arduamente até o ano de 2004. Além de professora no Município, Sônia ministrou, durante 4 anos e meio, aulas de recuperação no Instituto Pinheiro Machado. Após este período, ingressou no magistério estadual, lecionando por aproximadamente 18 anos e 9 meses

Sempre fez o que amava, alfabetizar crianças, porém em uma destas surpresas da vida, no ano de 2003, no dia dos professores, resolveu fazer exames de prevenção do câncer de mama. Sem se preocupar com o resultado deixou-o guardado e lacrado até Junho de 2004, que foi quando resolveu retornar ao médico levando o exame, e para sua surpresa o resultado não foi dos melhores. Sonia foi encaminhada diretamente para o Hospital Fundação Pio XII, na cidade de Barretos, onde refez o exame de mamografia e foi confirmado um nódulo (câncer) na mama esquerda.

Foi necessária uma cirurgia para a retirada de parte da mama, e as sessões de radioterapia foram iniciadas. Diante desta triste etapa de sua vida, sua profissão e seus sonhos foram interrompidos, sendo aposentada.

No dia 14 de dezembro de 2015 Sr. Aparecido José Canato faleceu, deixando saudade aos familiares e amigos.

O Hospital Fundação Pio XII de Barretos, possui uma infra-estrutura excelente e a qualidade do tratamento que é proporcionado aos pacientes é ímpar, sendo a maioria do atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A demanda de pessoas que vão à procura de tratamento é muito grande e por este motivo, o hospital não tem condições de fornecer um local adequado para todas essas pessoas ficarem aguardando até o retorno para suas casas.

As pessoas saem diariamente de Novo Horizonte ás 05:00h, viajam por 2 horas, passam o dia recebendo tratamento de quimioterapia, radioterapia, consultas e até que o último paciente não seja atendido a VAN não pode retornar, sendo que o horário previsto para chegada nas suas casas é por volta das 21:30h. Diante desta situação, após ir por várias vezes fazer suas sessões de radioterapia, percebeu que o sofrimento de todos era muito grande, pois após realizar os tratamentos as pessoas precisavam de um lugar para poder se alimentar e repousar. 

Sonia, com persistência e apoio de seus familiares, superou sua doença e foi neste momento que começou outra batalha, sendo que esta foi para amparar outros doentes. Em busca de uma solução partilhou sua idéia com outras pessoas, pois em Barretos havia algumas casas de apoio onde era servido café da manhã, almoço e jantar aos pacientes, bem como concedido pouso quando este for necessário. 

Seguindo o exemplo destas casas, e com a união fraterna de um grupo de pessoas dos mais variados seguimentos da cidade, no dia 04 de dezembro de 2006, formou-se a A.V.A. S (Associação dos Voluntários e Amigos do social).

         Dia 10 de julho de 2009, foi inaugurada a casa de apoio própria em Barretos, a qual o terreno e a construção foi adquirida com recursos da comunidade de Novo Horizonte.

         Enfim, colocou-se um fim, na medida do possível, naquele sofrimento da longa espera por atendimento médico, onde os pacientes ficavam expostos às intempéries do tempo e muitas vezes com alimentação precária.

 A AVAS acolheu em 2016 na casa de apoio em Barretos 1260 (um mil duzentos e sessenta).

REFEIÇÕES -  foram fornecidas 6.065 (seis mil e sessenta e cinco)  para  pacientes, acompanhantes e doadores de sangue, em média 505 mensais ou 20 por dia; 

 

DOAÇÃO DE SANGUE – foram realizadas três Campanhas em parceria com o Hemonucleo de Barretos – Hospital Fundação Pio XII – “Salve vidas doando sangue, com Sangue Bom” com média de 40 (quarenta) doadores cada campanha, com fornecimento de refeições aos doadores pela casa de Apoio de Barretos.

 

 VISITAS AOS ATENDIDOS – São feitas visitas constantes aos atendidos

 

ESCLARECIMENTOS –

-

- A AVAS é mantida exclusivamente com doações espontâneas da população de Novo Horizonte, com iniciativas de campanhas de alimentos, produtos de limpeza e de vestuário para bazar e do repasse do desafio do bem.

 

A AVAS em 2016 não recebeu qualquer subvenção municipal ou estadual.

Em 2017 iniciamos a construção da sede própria em Novo Horizonte para melhor atender os pacientes.

-

AJUDE ESTA CAUSA, SEJA UM DOADOR!



VOLTAR
Documento sem título

Inicio

História

Quem Somos

Agenda

Noticias

Galeria de fotos

Doações

Seja um Voluntário

Prestação de Conta

O Câncer

Tipos de Câncer

Mitos e Verdades

Nome:
E-mail:
Telefone:
Mensagem:
Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados Avas Casa de Apoio